Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandeIntensidade de coresEspaçar caracteresPausar animações
Assim como todo material fermentado, a silagem, seja ela de qualquer material forrageiro, precisa de bactérias favoráveis para que a fermentação ocorra de maneira desejada.
 
Essas bactérias benéficas a silagem, são as que chamamos de homoláticas e heteroláticas, elas são as responsáveis por causar a queda do pH da silagem, de forma abrupta, fazendo com que os microrganismos indesejáveis, como fungos; leveduras entre outros, não se proliferem dentro do silo. 
 
Quando a queda do pH não ocorre corretamente, ou demora muitos dias para alcançar o ideal (cerca de 3,7-4,3), esses microrganismos continuam se multiplicando e passam a consumir a matéria seca da silagem, porção que contém os nutrientes importantes para os animais, em especial os carboidratos, nutriente de principal importância na silagem. 
 
Se esse processo ocorrer, a silagem não fermenta corretamente, apresenta muitas porções escurecidas ou mofadas, alta temperatura, degradação de nutrientes e contaminação pelos fungos e/ou micotoxinas liberadas por eles. Estes fatores representam perdas significativas de alimento e ainda de dinheiro para a propriedade.
 
Ao utilizar inoculante, adicionamos bactérias que produzem ácido lático e ácido acético, responsáveis por fermentar, proteger e manter a estabilidade do alimento. O uso do inoculante, nos assegura a rápida queda do pH e a manutenção da fermentação estável, sem perda de nutrientes, sem perda de volumoso e principalmente sem perca financeira na fazenda, mantendo os animais alimentados e saudáveis! 
 
Veja quais são as bactérias presentes no Silabias e Silabias Plus, no próximo post, vamos falar um pouquinho mais sobre cada uma delas e sua ação. Até lá 😉
 
Amanda Scussiato, Zootecnista.


Tags:silagem, precisa, multiplicando, elas, bactérias, uso e produzem256 palavras2 min. para ler
Fale conosco agora